Segurança do Trabalho 4.0:
aplicando a revolução
da indústria na SST.

Revoluções industriais ao longo dos anos

Os processos fabris vêm sendo atualizando no decorrer dos séculos. A revolução industrial é marcada por mudanças graduais, motivadas pela descoberta e aplicação de tecnologias que causam desdobramentos econômicos, sociais e políticos.

Começando em 1760, tivemos a primeira revolução industrial (1760 – 1840), que substituiu trabalhos artesanais pela intensificação da manufatura e o regime assalariado. A introdução do carvão impulsionou a produção de aço e gerou o crescimento da indústria da construção civil, aumentando a população nos centros industriais.

A segunda revolução industrial (1850-1945), envolveu sistemas de produção mais sofisticados e o desenvolvimento das indústrias elétrica, química, de petróleo e aço. A evolução dos meios de transporte e comunicação também são marco dessa revolução, trazendo a expansão da malha rodoviária pelo mundo.

Com a terceira revolução industrial (1950 – 2010) houve a substituição gradual da mecânica analógica pela digital, com o uso de microcomputadores e criação da internet. Esse período também foi marcado pela introdução de novas fontes de energia, tais como a energia solar, eólica, nuclear e desenvolvimento da biotecnologia e engenharia genética. Novos métodos agrícolas também foram criados por meio de uma produção informatizada.

Percebe-se pelo parâmetro histórico, que a evolução da indústria foi caminhando de acordo com as inovações e descobertas do homem. Mas a caracterização da quarta revolução industrial (que vivemos no momento), segundo especialistas, não consiste apenas na descoberta e sim, no aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias criadas na terceira revolução industrial.

Isso significa que a humanidade está obtendo progressos jamais vistos na história, com a automatização da indústria, baseada em muita pesquisa. Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial e criador do conceito indústria 4.0, em seu livro “A Quarta Revolução Industrial”, apontou: “Estamos à beira de uma revolução tecnológica que modificará a forma que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em uma escala de alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o gênero humano já experimentou antes”.

Revolução 4.0 na SST

A Segurança do trabalho foi caminhando com as revoluções industriais, e os trabalhadores foram conquistando aos poucos direitos trabalhistas que garantiam sua segurança e integridade física. Hoje, toda fábrica é obrigada a possuir um plano de segurança, engenheiros e técnicos da área de Segurança e Saúde do Trabalho -SST. Isso procura garantir aos colaboradores um ambiente seguro, adequado e ergonômico.

Com uma fábrica cada vez mais equipada e com partes móveis que podem causar danos irreversíveis, nada mais importante que uma gestão inteligente de fábrica, como um inventário inteiramente digital de todos os equipamentos na planta fabril. Com essa organização, fica difícil um equipamento perigoso passar despercebido, o que reduz muito qualquer chance de acidentes.

E é aí que entra a inovação que só a Ambra tem no mercado. Um software completo, que conta com a geolocalização de todos os riscos da fábrica, envolvendo máquinas, equipamentos, espaços confinados, tanques, caldeiras, vasos de pressão e quaisquer aspectos estruturais que podem ser fonte de riscos.

Com uma categorização baseada em uma metodologia eficiente e certificada, o Sistema de Análise de Risco – SAR demonstra na tela, de maneira visual todas as necessidades de adequação que sua empresa requer. Sem papelada. Com priorização das situações de alto risco, o software também gera o orçamento esperado para adequação dos pontos críticos aos de menor perigo.

Essa gestão pode ser feita online, em qualquer lugar do mundo. O sistema pode ser auditado remotamente, sem necessidade de busca em arquivos gigantescos e perda de tempo e produtividade.

Com o auxílio da tecnologia, também estamos trabalhando no desenvolvimento de outros softwares voltados á SST, que virão para atualizar a indústria de modo geral e eliminar a papelada.

Porque o futuro é digital!

Localização

R. Clemente Simião, 194 – Vila Juliana, Piraquara.

Contato

(41) 3033 0100
comercial@ambraeng.com