NR 13

A NR 13 nunca foi tão fácil.

Com um sistema inovador de Coleta Digital, a Norma Regulamentadora 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento – deixa de ser um pesadelo para a sua empresa. Todos os vasos são vistoriados com equipamentos de ponta e tecnologias inovadoras.

Nossa inovação resolve tudo isso e mais um pouco. Conheça mais.

OBJETIVO DA NORMA

O objetivo desta norma é garantir os requisitos mínimos de gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento em relação à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. O desafio — e encaramos isso como nossa obrigação em todos os projetos — é levantar TODOS os possíveis riscos para adequação.
Ao contratar nosso serviço, você irá receber a seriedade desde o princípio: nossa equipe técnico-administrativa é preparada para entender suas demandas e resolver possíveis problemas operacionais ou logísticos. Agendamos algumas visitas para realizar a vistoria nos vasos, inventariando todos os equipamentos enquadrados na NR 13 com apoio da Coleta Digital, diferencial que apenas a Ambra possui no mercado. Após adequação, realizamos capacitações para os colaboradores que trabalham em todas as fases de utilização, operação, limpeza e manutenção vasos de pressão.

INSPEÇÃO

Nossa metodologia de coleta é um grande diferencial.
No momento que chegamos em sua empresa já possuímos um plano de ação elaborado e um checklist minucioso para detectar todos os perigos e problemas em seu maquinário. Seguimos as seguintes etapas:
1 – Mobilização: Inicialmente mobilizamos nossa equipe até a sua fábrica, estruturando um canteiro com toda a aparelhagem de última geração, escritório próprio, oficina mecânica para execução do serviço e laboratório de tinta para revitalização da pintura.
2 – Pré Inspeção: Resulta no Plano de Ação. Nesta etapa, realizamos uma varredura e quantificamos as necessidades, verificamos as condições gerais do equipamento e planejamos as ações que vão resultar em maior aderência à NR13. Aqui todas as não conformidades são levantadas inclusive a parte documental. 
Os principais documentos que um vaso de pressão precisa ter são: placa de identificação (classe, categoria, grupo e produto estocado), prontuário fornecido pelo fabricante ou reconstituído, registro de segurança (livro de ocorrências), relatórios de inspeção e certificado de calibração do equipamento.
3 – Inspeção Externa / Interna: É imprescindível realizar a inspeção de segurança – mesmo nos vasos novos. Utilizamos equipamentos de ponta para fazer a varredura por rachaduras, imperfeições e escórias nos equipamentos:

  • Medição espessuras por Ultrassom e B-Scan;
  • Realização de Ensaios não Destrutivos
  • Teste Hidrostático – Partículas Magnéticas – Líquido Penetrante


 

4 – Inventário dos equipamentos enquadrados na NR13 presentes na planta fabril.
5 – Localização em Planta Baixa / As Built.
6 – Inspeção dos Acessórios de Segurança.
7 – Análise do projeto de instalação e documentação existente com geotagueamento: Inovador e exclusivo inventário com localização GPS de todos os vasos da planta, registrados durante a Coleta Digital.

ADEQUAÇÃO

Depois de todos os riscos levantados e categorizados, começa o processo de criação do cronograma das etapas de implantação para colocar a empresa no modo seguro e totalmente dentro das conformidades. Com o Sistema de Análise de Risco SAR, o cliente consegue acompanhar as etapas, receber lembretes via notificações no celular e e-mail e delegar funções, bem como prazos para cada atividade. No caso da NR 13, nosso pessoal é habilitado para realizar as adequações no canteiro estruturado no início do serviço. Com todas as inconformidades detectadas, realizamos o serviço de adequação dos vasos, seguindo os seguintes procedimentos:
1 – Instalação de identificação dos equipamentos pressurizados:
Plaquetas indeléveis, com gravação em baixo relevo.
– Identificação do Vaso
– Inspeção
– Tag
– Classe, Categoria e Conteúdo

2 – Calibração de Manômetros e PSV’S em Bancadas de Pascal, com testes redundantes utilizando H²0 e N².
3 – Desinstalação e retirada para análise:
Equipe treinada para trabalhar com Segurança
– Sistemas de Bloqueio;
– Teste de Energia Zero.
 4 – Revitalização:
Na etapa de pintura utilizamos substratos de alta performance, que promovem alta aderência, espessura de camada rigorosamente controlada, além de proteção extra contra agentes externos

 
5 – Substituição / Calibração dos acessórios de Segurança.
6 – Instalação de Placas de Identificação e Sinalização.
7 – Em casos de difícil acesso, Instalação de Pontos de Ancoragem.
8 – Fixação do cabo de aço anti-queda do equipamento devidamente clipado.
9 – Reconstituição de prontuários e emissão de Relatórios de Inspeção.
10 – Treinamentos customizados e diferenciados para os times de:
– Manutenção;
– Operação;
– Supervisão.

ENTREGA TÉCNICA

Possuímos uma política de sustentabilidade que visa o cuidado com o meio ambiente e sua preservação e por isso evitamos ao máximo a produção desnecessária de resíduos.
Deste modo, a entrega técnica é totalmente feita por meio digital. Imprimimos apenas o estritamente necessário. 
Enxergamos a inovação como uma forma diferente de agir também perante o nosso ambiente. O futuro é digital, sem resíduos desnecessários. 

Nosso serviço é um investimento na área de segurança. Tempo é dinheiro e a Ambra economiza seu tempo. É inovação dentro da sua empresa, um trabalho aprimorado a cada dia com tecnologia e profissionais de alto nível de conhecimento que estão sempre evoluindo para entregar um material de excelência e, principalmente, eficácia para a segurança dos colaboradores de sua fábrica.

Localização

R. Clemente Simião, 194 – Vila Juliana, Piraquara.

Contato

(41) 3033 0100
comercial@ambraeng.com