NR 20

Não deixe tudo ir pelos ares! Chame a Ambra!
Um incêndio pode trazer danos irreversíveis para uma empresa e seus funcionários. Por isso a Ambra vê a segurança contra incêndios como sua menina dos olhos. Realizamos toda a gestão da NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) com agilidade, equipamentos de ponta e uma equipe técnica bem preparada para gerar um trabalho de alta qualidade. Contamos também com uma segurança extra que é inovação na extinção de incêndios e pode ser solicitada em conjunto com o serviço de ATEX: a Fire Stopper Ball. Esta pequena esfera se aciona automaticamente em contato com a chama, apagando o fogo imediatamente. Ela pode ser instalada nas áreas classificadas da sua empresa para evitar que aconteçam fatalidades.
A Ambra atende todos os requisitos técnicos referente a inspeções e laudos que a norma estabelece

O QUE É A NR 20?

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Os itens abordados nessa norma regulamentadora são:

 ·       Classificação das Instalações;

Ø     Classe I, Classe II ou Classe III.
·        Projeto da Instalação;
·        Segurança na Construção e Montagem;
·        Segurança Operacional;
·        Manutenção e Inspeção das Instalações;
·        Inspeção em Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho;
·        Análise de Riscos;
·        Capacitação dos Trabalhadores;
·   Prevenção e Controle de Vazamentos, Derramamentos, Incêndios, Explosões e Emissões fugitivas;
·        Controle de Fontes de Ignição;
·        Plano de Resposta a Emergências da Instalação;
·        Comunicação de Ocorrências;
·        Contratante e Contratadas;
·        Tanque de Líquidos Inflamáveis no Interior de Edifícios;
·        Desativação da Instalação;
·        Prontuário da Instalação;
·        Disposições finais;

ANEXO I – Instalações que constituem exceções à aplicação do item 20.4 (Classificação das Instalações)
ANEXO II – Critérios para Capacitação dos Trabalhadores e Conteúdo Programático
ANEXO III – Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade de ensino a distância e semipresencial para as capacitações previstas na Norma Regulamentadora n.º 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

OBJETIVO DA NORMA

O objetivo central da NR-20 é definir parâmetros e procedimentos que assegurem as melhores condições no ambiente de trabalho, preservando a segurança e a integridade física dos seus colaboradores e do patrimônio físico da empresa, implantando e implementando as melhores condições na execução das tarefas cotidianas. Em suma, a NR-20 visa melhorar de maneira ampla as condições de trabalho e fazer com que todas as atividades da empresa sejam desempenhadas com maior qualidade dentro das normas de segurança vigentes.
Para receber o certifica de aprovação do AVCB é realizada uma vistoria pelos Bombeiros. Caso o edifício não seja aprovado é determinado um prazo para realizar uma nova vistoria.
Enquanto isso, o responsável pela gerencia do prédio precisa fazer as modificações necessárias para instalar os equipamentos contra incêndio e garantir que estejam em boas condições de uso.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

Nossa metodologia de elaboração da documentação é diferenciada devido a qualidade na obtenção das informações e análises de campo que virão a compor o laudo técnico. Todas as informações levantadas e coletadas interagem com os depoimentos dos colaboradores da empresa que com sua experiencia somam em uma uma análise prática e precisa do real problema. 

Assim geramos um plano de ação interativo e completo, que sane qualquer tipo de dúvida e irregularidade que possa estar ocorrendo com base na norma regulamentadora NR-20.
A equipe técnica da Ambra realiza os trabalhos de análise e pesquisa seguindo um passo à passo, conforme:
1 – Mobilização: Inicialmente mobilizamos nossa equipe técnica (in loco), obedecendo um cronograma pré estabelecido conforme a atividade a ser executada, seguindo um checklist minucioso para detectar os problemas e as não conformidades existentes.
2 –Pré inspeção e Pesquisa: Resulta no plano de ação, nesta etapa do processo, é feita uma varredura onde quantificamos as necessidades do cliente, verificando as condições de trabalho, equipamentos, transportes de carga/ materiais e o ambiente físico onde se encontram.
3 – Coleta de informações e análise: Nesta etapa do processo é realizada a inspeção para a coleta de dados necessários para a elaboração do laudo final, em conjunto com os encarregados ou supervisores técnicos da área, equipe administrativa e de produção a fim de entender melhor a dinâmica e gerar levantamentos com uma maior precisão nas informações. Assim o resultado final representa as necessidades efetivas do cliente no quesito investimento, segurança dos colaboradores, máquinas e equipamentos. Caso se faça necessária uma análise mais aprofundada, temos equipamentos utilizados pela AMBRA nas inspeções são devidamente calibrados e inspecionados por empresa legalmente habilitada para este fim.

ATMOSFERA EXPLOSIVA

A AMBRA atua na identificação dos locais com formação de “ATEX” (Atmosfera Explosiva – formada basicamente por poeiras ou névoas inflamáveis) com base nas NBR’s vigentes:
  • NBR IEC-60079-0 – Atmosferas Explosivas / Equipamentos.
  • NBR IEC-60079-10-1 – Classificação de Área – Atmosfera Explosiva de Gás
  • NBR IEC-60079-10-2 – Classificação de área – Poeiras Combustíveis.

  • Itens abordados:
    Substâncias combustíveis;
    Gases e Líquidos inflamáveis;
    Fontes de Ignição;
    Estrutura física;
    Classificação das áreas;
    Critérios da análise:
    Limite Superior de inflamabilidade (LSI);
    Limite Inferior de Inflamabilidade (LII);
    Limite Superior de Explosividade (LIE);
    Limite Inferior de explosividade (LIE).

COMPLEMENTE A SUA SEGURANÇA!

Quer complementar mais ainda a segurança contra incêndios?
Solicite a instalação da Fire Stopper Ball no seu espaço físico!
Com um sistema automático de expansão, essa pequena esfera de 1,3 kg é capaz de acabar com o incêndio logo nos primeiros segundos em contato com a chama.
Ideal e compacto para instalação em painéis elétricos, áreas classificadas e locais com potencial perigo de incêndio. 
Conta com uma validade de 5 anos da data de fabricação e está disponível em estoque para prontamente lhe atender!
Tudo para simplificar e agilizar o combate ao fogo em casos que o tempo é precioso. 

ENTREGA TÉCNICA

Possuímos uma política de sustentabilidade que visa o cuidado com o meio ambiente e sua preservação e por isso evitamos ao máximo a produção desnecessária de resíduos.

Deste modo, a entrega técnica é feita por meio digital. Imprimimos apenas o estritamente necessário. 
Enxergamos a inovação como uma forma diferente de agir também perante o nosso ambiente. O futuro é digital. 

Localização

R. Clemente Simião, 194 – Vila Juliana, Piraquara.

Contato

(41) 3033 0100
comercial@ambraeng.com